Shop More Submit  Join Login
×

More from deviantART



Details

Submitted on
December 22, 2013
Link
Thumb

Stats

Views
1,972
Favourites
3 (who?)
Comments
21
×

Thank you, 2013!

Sun Dec 22, 2013, 11:20 AM
2013 was a year full of new experiences in my life in all the ways. It's still a bit crazy when I realize that I'm living in the Netherlands for almost two years now, surrounded by very different kinds of people. Most of them teached me many valuable lessons.

I'm very thankful for every single moment of experience this people are giving to me, my dear husband and his family, as I'm forever thankful for what I learned in Brazil! :heart:

How was your year until now?


http://fc09.deviantart.net/fs71/f/2013/356/f/2/dsc_0453_small_by_rei_suzuki-d6ywsom.jpg
Best wishes from Link!

And thank you so much everybody here in DA who sent me birthday messages! I didn't have the proper time to reply you yet, but I will! I'll be back hopefully after some relaxing weeks of vacation!

I wish that you have an awesome Christmas party and a wonderful New Year!

See you in 2014! :santa:


Patterns by Subtle Patterns | Fonts by Google Web Fonts
Layout & Code by pica-ae | Copyright 2012
Add a Comment:
 
:iconangelsarcher:
AngelsArcher Featured By Owner Jan 2, 2014   General Artist
Haha Link battling the christmas tree! It was nice to meet you, hope we see more of each other in 2014! 
Reply
:iconrei-suzuki:
Rei-Suzuki Featured By Owner Jan 5, 2014  Hobbyist Artisan Crafter
Hahah, I actually had many other ideas but not enough time to do it! :D Thank you
Are you already watching Steins Gate btw?
Reply
:iconangelsarcher:
AngelsArcher Featured By Owner Jan 8, 2014   General Artist
Ahh hope you'll find the time to do it in 2014 then! I only have three new cosplays planned, but I think I'll try to finish my many WIPs XD I still have to continue with Fi.. 

And no! I haven't! D: I'll start right after my exams! 
Reply
:iconvivianflowright:
vivianflowright Featured By Owner Dec 31, 2013  Hobbyist General Artist
Dois anos morando fora, que legal! Mas vai ficar de vez ou volta? Sofres preconceito aí, por não seres natural do país? É porque um dia desses estava discutindo isso com amigos meus aí bateu a curiosidade de saber. Mas se for incômodo responder não precisa, viu. 

Meu 2013 foi feliz, apesar de alguns momentos baixos. Mas faz parte, né? 

Curti demais a foto com o Link! A expressão travessa é a melhor parte. :) Feliz Ano Novo!
Reply
:iconrei-suzuki:
Rei-Suzuki Featured By Owner Jan 5, 2014  Hobbyist Artisan Crafter
Por enquanto a idéia é ficar de vez mesmo. Foi o que decidimos logo quando ele me pediu em noivado e depois que eu visitei o país :)

Quanto a preconceito...isso é bem relativo entende? Eu acho que no geral qualquer estrangeiro sofre um tiquinho de preconceito sim, apesar de na Holanda as pessoas serem bem receptivas comparado ao resto da Europa. 
Vou te dar um exemplo, existem pessoas de outras nacionalidades/religiões que sofrem mais preconceito que outras, como os Marroquinos, Mulçumanos, Poloneses e Islâmicos. Eles são os que mais sofrem, porque os Europeus ja tem uma idéia na cabeça de que essas pessoas só vem a Europa pra "pegar" o salário deles e mandar pra seus respectivos países ):

Em questão a nós, Brasileiros, eu nunca ouvi e nem fui tratada de nenhuma forma desrespeitosa. Na verdade as pessoas ficam em dúvida na hora de saber de onde sou (vou fazer uma lista qqr dia de quantas nacionalidades ja me deram :D vai desde Grega, Francesa, Ucraniana e até Russa), porque eles pensam logo de cara que Brasileira tem que ser de super morena a negra, com vários "dotes" tanto na frente como atrás ahuaha. E eles também confundem muito a gente com o resto da América Latina, pensam que falamos Espanhol, comemos carne com chili e que toda a nossa comida é super apimentada (ta, pelo menos meus pratos são bem apimentados mesmo ahuahua).

Não é incômodo nenhum discutir sobre isso, eu até aprecio sua curiosidade! Gosto muito de discutir sobre essas diferenças entre países :D tem muitas coisas que eu queria que os Brasileiros aprendessem com os Europeus, mas também muitas coisas que eles deveriam aprender com a gente.

E tenha um ótimo 2014! Altos e baixos fazem parte mesmo, contanto que no final a gente saia de cabeça erguida :)
Reply
:iconvivianflowright:
vivianflowright Featured By Owner Jan 6, 2014  Hobbyist General Artist
Que bom saber que não é incômodo! Sendo assim, vou me estender mais sobre o assunto.
Deve ser uma experiência e anto morar em outro país assim, de vez. Não ficastes com receio em nenhum momento? E o trabalho e os estudos? Estás conseguindo continuar de boa? 

Legal saber que não sofrestes nada cruel. Já ouvi histórias de amigos e fiquei triste por eles. Já ouvi muito disso também, de confundirem nossas línguas e comidas... agora eu adoro uma comida apimentada, ó. :) Somos parecidas nesse aspecto!


Reply
:iconrei-suzuki:
Rei-Suzuki Featured By Owner Jan 14, 2014  Hobbyist Artisan Crafter
Receio acho que todo mundo fica. Pra mim o mais difícil foi deixar minha família, principalmente minha mãezinha ja que somos super grudadas ahuaha ): mas minha família toda me apoiou muito depois de conhecer o Collin e a família dele. Graças a Deus tenho uma sogra que é uma flor e me trata como mais uma filha, assim como o resto da família daqui.

Quanto a estudos e trabalho, a situação toda na verdade caiu como luva sendo que eu tinha acabado de terminar a pós e saído de uma agência que trabalhava, tudo isso ainda em Manaus. Logo depois que me mudei pra cá foi praticamente impossível achar um emprego sendo que eu não sabia muito da lingua, mas agora eu ja tenho um emprego (simples, porque ainda é difícil achar um emprego na minha área enquanto eu não domino a lingua) e também faço freelas de design em horas vagas :)
Acho que ainda deve levar um tempo até eu conseguir me estabilizar num emprego voltado pro que realmente quero, ainda mais porque a Europa ainda está em crise, então tento me focar muito em aprender o idioma, converso em Holandês no meu trabalho, gosto de ficar escutando as pessoas falarem pra poder pegar a pronúncia certa, leio livros, faço exercícios...e esse ano gostaria de entrar em um curso de Holandês de verdade, porque ainda preciso prestar um exame aqui deles pra poder me tornar cidadã Holandesa de fato (no momento sou algo como "autorizada a viver e trabalhar no país durante tal tempo"). Poisé, a Holanda é cheia dessas coisas de exames pra estrangeiros, mas isso é outra história que posso te contar caso esteja interessada, porque é bastante coisa ahuahua.

Mas comida boa de verdade é com uma pimenta esperta ;) ainda mais que na nossa região do norte nós temos várias pimentas boas, né? Vcs tem Murupi aí em Belém? Até trouxe uma garrafinha agora aqui pra Holanda ahuaha, tava aí no Brasil pro natal e ano novo.
Mas e vc, tens vontade de morar em outro lugar?
Reply
:iconvivianflowright:
vivianflowright Featured By Owner Jan 14, 2014  Hobbyist General Artist
Que bom que tens apoio de ambos os lados, isso com certeza deve ajudar bastante. 

Imagino que a língua deva ser uma parte difícil sempre, mesmo quando você já sabe alguma coisa... mas pelo menos agora você trabalha, então já é alguma coisa mesmo. 

Exames? Parece interessante, vai falando aí. :D

Sim, aqui na região comida com pimenta é meio que normal. Murupi tem não, tem tucupi... talvez seja a mesma coisa com nome diferente. (É o líquido que tem que cozinhar por mais de 24h para deixar de ser venenoso, amarelo claro meio esverdeado, que se usa pra fazer Tacacá? Se for, é a mesma coisa que tucupi). 

Sim, tenho vontade de morar em outro lugar, mas não fora do país. Gosto muito daqui e também aqui é bem mais fácil viver que em outros países, se for considerar um monte de coisa. Só quero sair do Pará mesmo, que não vejo mais como crescer aqui dentro por hora. Quando terminar minha pós, vou tentar fazer isso.
Reply
:iconrei-suzuki:
Rei-Suzuki Featured By Owner Jan 17, 2014  Hobbyist Artisan Crafter
Continuando...

Esse líquido amarelo que vc falou é o tucupi mesmo, é diferente do Murupi, que é uma pimenta verde/amarela bem ardosa e gostosa :D aqui uma imagem: daroca.iompi.com/files/2011/05… a bicha é braaaaba!

Te entendo, mas o que te dificulta de crescer aí no Pará? E por curiosidade, é pós de que? :)
Espero que vc consiga logo então achar algo legal e crescer na cidade que queres, o Brasil é um país muito bom de se viver sim apesar das coisas que a gente sempre reclama e da corrupção. Eu acredito que o país ainda só deve melhorar daqui pro futuro em muitas coisas...

Ah, e um elogio, vc é parte do Shogun Cosplay, né? Eu tô sempre acompanhando o que vcs fazem, acho demais, de coração! A gente consegue ver pelas fotos, pelos vídeos quando alguém faz cosplay porque realmente gosta de se divertir, e vcs passam esse espírito! Parabéns :hug:
Reply
:iconvivianflowright:
vivianflowright Featured By Owner Jan 17, 2014  Hobbyist General Artist
É, não conheço mesmo esse murupi. Acho que não tem pra cá, eu pelo menos eu nunca vi ou ouvi falar. Deve ter no interior, mas também em só alguns. Aqui só tem as pimentas vermelhinhas mesmo, as pimentas de cheiro.

A questão do Pará é são várias... que ao longo dos anos, se acumularam, sabe. Aqui se paga muito mal para qualquer serviço. Design, jornalista, dentista, médico... todo mundo recebe mal, incluindo a galera de concurso. São poucos os que realmente ganham decente. Contribuindo com isso, o custo de vida é alto, é um dos mais altos do Brasil, aliás. Para você ter idéia, umas das avenidas famosas daqui, a Souza Franco, tem um esgoto a céu aberto no meio dela (sim, esgoto mesmo, fede e tudo) e não é bonita: asfalto todo esculhambado, remendado, sem arborização decente... enfim. Mas um apartamento nessa bagaça custa, no mínimo, uns 500 mil. E é disso para cima. Moradia aqui é caro, caríssimo... assim como passagens de avião e frete das coisas (sem contar que tudo demora 5x a mais para chegar).

Para variar, Belém (onde eu moro) é pequena, mas tem tanto carro que tem engarrafamento de esquina a esquina. Contudo o pior para mim é a educação. Me formei por uma particular (que era melhor que Federal e supostamente uma das melhores da região) mas não acho que tenha valido tanto, se pesar o que recebi de volta. Só que ainda foi menos pior que a pós-graduação que estou fazendo agora, que é na área de Marketing. Vou terminar o curso porque deixei de ir embora para ficar aqui, mas não acho que tenha valido a pena, na verdade estou muito decepcionada com esse investimento.

Outro problema adicional de Belém é que ela é violenta e suja. Não existe bairro ou rua que se dê para andar sem ficar preocupado em ser assaltado (e na pior das hipóteses, morto) ou sem ver o chão cheio de sujeira. Não existe. Para finalizar, o setor de serviços  é bem ruim: o povo não sabe atender. São poucos os lugares com atendimento decente.

Como disse, são várias coisas que acumularam. Dizem que algumas cidades no interior, como Paragominas, são tão boas que nem parecem do Pará, mas eu nunca cheguei a ir lá. Por outro lado, outras cidades do interior que são muito, muito ruins. Eu não tenho mais vontade de conhecer os interiores... na verdade, estou bem cheia daqui. Não é que eu odeie a cidade ou o Estado, pelo contrário: esses anos aqui me fizeram gostar de tudo (vim para cá com 9 anos e estou aqui desde então. Antes, morava em BH - MG). Mas todas essas questões me sufocam e fazem querer sair, entende. Também espero encontrar um lugar legal para viver e crescer. 

Como disse na mensagem anterior, o Brasil é muito bom sim. Claro que depende também de onde se mora, mas num geral, não acho que o país seja uma "merda" como muitos descrevem (até me irrito com gente assim).

Sim, eu faço parte da equipe do Shogun Cosplay. Demoramos um pouco para fazer as coisas por causa do tempo, mas adoramos fazer tudo. :) Fico feliz em saber que tu também gosta. Obrigada pelos elogios!



Reply
Add a Comment: